quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Fraldas ecológicas e reutilizáveis



fraldas ecologicas 1 Fraldas ecológicas e reutilizáveis
A fralda é um dos elementos essenciais à vida de um bebê recém-nascido. É também onde os pais gastam a maior parte do orçamento e convenhamos, não são dos produtos mais ecológicos. Uma fralda descartável pode levar 500 anos a decompor-se. A alternativa são as fraldas de pano, ecológicas e reutilizáveis.

fraldas ecologicas 2 Fraldas ecológicas e reutilizáveis
As fraldas de pano são ideais para os pais que querem o melhor para o seu bebê e que têm preocupações ecológicas. Completamente laváveis, reduzem a necessidade e o gasto de estar constantemente comprando fraldas novas, podendo utilizar-se sempre as mesmas, até para os bebês seguintes.
Fabricadas com produtos naturais e respiráveis, geralmente algodão orgânico não branqueado (evitando-se assim o uso de químicos nocivos), reduzem os riscos de dermatites e ajudam o bebê a largar as fraldas mais cedo.
Para optar por uma vida mais ecológica e por uma poupança a longo prazo, as fraldas recicladas podem ser uma boa solução. As fraldas recicláveis, ou fraldas de pano atuais, já nada têm a ver com as fraldas usadas no passado. Esqueça os alfinetes e as fraldas que vazavam tudo, as novas fraldas de pano são bem diferentes.

Para ficar com uma ideia acerca das fraldas ecológicas, a Quercus, organização ambiental, realizou um Estudo de Caso com o intuito de conhecer e analisar os impactos ambientais associados ao uso de fraldas descartáveis versus fraldas reutilizáveis.

A experiência decorreu durante 3 meses e meio, entre Fevereiro e Maio de 2010, e foram utilizadas as 4 marcas de fraldas reutilizáveis disponíveis no mercado.

Neste estudo foi possível verificar que o uso de fraldas reutilizáveis permite reduzir a produção de resíduos, nomeadamente 8kg/semana/bebê, uma redução que assume um total de 1 tonelada por bebê, durante o tempo em que necessita usar fraldas – uma média de 2 anos e meio. Neste estudo não foi verificado um acréscimo de consumo de energia associado à lavagem, mas sim uma otimização da própria lavagem uma vez que desta forma a máquina ficará com carga completa. Sendo assim, conclui-se que as fraldas reutilizáveis permitem:


  • Redução da produção de 1 tonelada de resíduos de fraldas/bebê;
  • Optimizações das lavagens – podem ser lavadas na máquina juntamente com a restante roupa a temperaturas baixas (40ºC);
  • Secagem fácil ao ar sem o recurso a secagem mecânica;
  • Suportam cerca de 800 lavagens;
  • Quando um bebé deixar de usar, podem passar de filho para filho, podendo ser reutilizadas até 3 bebés;
  • Uma poupança de cerca de 500€/bebê(+ ou - R$1115,00);

Hoje em dia um grupo crescente de pessoas procura soluções alternativas às fraldas descartáveis pensando na preservação do meio ambiente. O movimento ainda é mais acentuado no Canadá, EUA e Europa. Mas já chegou ao Brasil.

Fatos e realidade:
-uma criança utiliza 5500 fraldas durantes seus primeiros 2 anos de vida;
-fraldas levam em média 450 anos em sua decomposição, nos lixões;
- conta-se 5 árvores abatidas para 5500 fraldas descartáveis;
- em média, 2% do lixo recolhido correspondem à fraldas descartáveis (ex o município de SP produz 13.000 toneladas diárias de lixo = 260 toneladas diárias de fraldas descartáveis)
- um bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, por ano, para suprir a indústria de fraldas. Quanto é mil bilhões de fraldas em termos de volume?
- no processo de branqueamento da polpa de madeira para fabricação do papel, (sendo que este também é utilizado nas fraldas), há liberação de dioxinas. E também caso o lixo plástico (leia-se fraldas descartáveis ídem) seja queimado.

http://loja.bebesdaterra.pt/  enviam para o Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário